DESTAQUES

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo - A Padroeira do Brasil



Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e um dos Santuários mais visitados do Brasil. Romarias com destino a Aparecida do Norte partes todos os dias de algum canto, e todos com a mesma intenção, pagar e agradecer promessas recebidas, pedir por curas e todos os tipos de ajuda.

Tem muitos romeiros que seguem por quilômetros a pé, de bicicleta ou carona. É a fé que move este povo.Na Catedral de Aparecida tem uma sala dos milagres em que as pessoas deixam suas lembranças em agradecimento.

Todo ser humano, independente da sua crença, condição econômica, posição social, sempre convive com a insegurança e o anseio por estabilidade.Enfim, busca a segurança, a garantia de melhores condições de vida e a harmonia com os outros. Há muitas coisas que dependem do nosso esforço, mas há necessidades que transcendem os nossos limites. É especialmente nestas horas que recorremos a Deus com mais intensidade.

A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi encontrada no rio Paraíba na segunda quinzena de outubro de 1717, é de terracota, isto é, argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado, medindo 40 centímetros de altura.

Hipoteticamente, ela teria, originalmente, uma policromia, como era costume na época, mas não há documentos que comprovem. Quando foi pescada, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido aos anos em que esteve mergulhada nas águas e no lodo do rio.

A cor acanelada com que, hoje, é conhecida ,deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. Seu estilo é seiscentista, como atestam alguns especialistas que a estudaram.

Entre os que confirmam ser a Imagem do Século XVII estão o Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer.

Finalmente, em 1978, após o atentado que a reduzira em quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi – na época diretor do Museu de Arte de São Paulo – que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens brasileiras.

A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul-marinho.

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida:Santuário Nacional; “maior Santuário Mariano do mundo”.
.


6 comentários:

Manuel disse...

OLà querida Mazé! gostei de aprender um pouco da historia da padroeira do Brasil.Que ela abencoi a todos os Brasileiros e vos guarde na paz e no Amor.E com o videio do NMQT cantando essa belissima cançao este teu post vale mais que 5 estrelas.Beijinhos

Mazé Silva disse...

Meu querido amigo Manuel!

Você é um amor de pessoa, como sempre com essas palavras tão lindas, abençoadas e carinhosas!

Não dá pra ficar indiferente as suas palavras amorosas. Que bom que você também é católico e aprecia os posteres religiosos que eu sempre que posso coloco aqui e no Splish splash.

Muito obrigada meu amigo pela nota que me deste, quer dizer ao post. Rsrsrsrs. O Rei sempre acaba culminando com chave de ouro, não é mesmo?

Muitos bejinhos também pra ti meu querido amigo.

Mazé Silva

Eneide disse...

Muito boa a postagem sobre nossa Senhora Aparecida.Voce sempre com o Rei no meio em!Este Santuário é uma bênção! Quantos devotos vão lá e saem fortificados na fé.
Que nossa Senhora lhe cubra com seu manto e lhe dê muita paz.
Abraço carinhoso da mana quemuito lhe ama.

Mazé Silva disse...

Eneide, eu achei que ias gostar da postagem de Nossa Senhora Aparecida.

E a montagem da foto do Santuério com a Santa e o Roberto que só poderia está no meio mesmo!

Lindo o vídeo não é?

Obrigada pelos votos de paz e luz para que Nossa Senhora me cubra de bênçãos.

Sim, obrigada pelas felicitações sobre o Dia do Professor!

Beijos e abraços da sua mana que também lhe quer muito bem!

Mazé Silva!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola! Amiga Mazé,

Não tem nenhum dia das crianças que não me lembro de minha avó, pois que, era eu quem a levava para perto do rádio, para ouvir ao meio dia, a benção do Padre; acredito eu, direto da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

E ele dizia: " A benção de Deus Onipontente. Pai, Filho e Espírito Santo. Desçam sobre vós e permaneçam para sempre, Amém.

Ficou muito cheio de Luz este post.

Abraços e que Ela de ampare e proteja para todo o sempre.

Adbox