DESTAQUES

sábado, 9 de outubro de 2010

Perfuradora chega ao local em que os 33 mineiros estão presos no Chile


Local foi alcançado às 8h05 locais, 9h05 de Brasília, segundo ministro.

Familiares comemoraram aos gritos de 'Chi, chi, chi, le, le, le!'.

Uma das perfuradoras chegou na manhã deste sábado (9) ao local em que 33 trabalhadores estão presos em uma mina de cobre no deserto do Atacama, no norte do Chile.

A perfuradora T-130, do plano B de resgate, atingiu o local em que os mineiros estão presos às 8:05 locais (9:05 de Brasília), na Mina San José, próximo à cidade chilena de Copiapó, segundo o ministro de Mineração, Laurence Golborne.

Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros, que estão alojados no acampamento Esperança, subiram à montanha próxima e comemoraram o feito, aos gritos de 'Chi, chi, chi, le, le, le!'. A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que tocou por mais de uma hora.



As equipes de resgate devem decidir mais tarde, ainda neste sábado, quando eles provavelmente vão começar a subir os mineiros, segundo Golborne. Ele afirmou que ainda resta muito trabalho a fazer.

O ministro afirmou que os mineiros "estão muito tranquilos, mais tranquilos que a imprensa".

Assista o momento em que a chegada da perfuradora é anunciada

Ele disse que a perfuração foi feita de maneira controlada. Os próprios mineiros presos iam explicando à pessoa que operava a broca onde estava o martelo que perfurava a terra.

"Foram 33 dias de perfuração para resgatar 33 mineiros", brincou o ministro.

Agora, a máquina vai ser desmontada, em um processo que deve durar seis horas, e uma câmera de TV vai ser introduzida no túnel para ver o seu estado.



Assim, vai ser possível saber se o túnel precisará ser revestido, total ou parcialmente, de metal, para que finalmente os trabalhadores sejam içados, em cápsulas especiais com a largura dos ombros de um homem, em uma das mais complexas tentativas de resgate da história da mineração.

Os engenheiros responsáveis pelo resgate precisam decidir se vai ser preciso forrar o túnel com um cilindro de metal, antes que seja iniciada a subida dos mineiros, o que poderia ocorrer já a partir da terça-feira, segundo previsões anteriores do governo.

Nos últimos dias, os mineiros, presos a uma profundidade de 630 metros desde um acidente em 5 de agosto, fizeram atividades físicas mais intensas para se preparar para o resgate.

Eles devem ser submetidos a uma dieta de alimentos sólidos seis horas antes de subir.
Direto da mina de San José, Copiapó

Um grande avanço foi registrado nesta manhã pela broca Schramm T-130 do chamado "Plano B", que atingiu 592 m de profundidade e ficou a somente 40 m de fazer contato com os 33 trabalhadores presos na mina de San José. Faltando cada vez menos dias para o chamado dia "D", a equipe médica já definiu e conferiu a logística da saída dos trabalhadores.

O Dr. Alejandro Pino, diretor-executivo da Associação Chilena de Seguridad (ACHS) da quarta região, disse ao Terra Chile que "vão descer um resgatista mineiro e um paramédico do exército.

Eles vão definir a ordem de saída e os mineiros vão usar uma máscara que lhes permita respirar. No duto haverá ar suficiente para que eles possam até mesmo ficar sem a máscara em alguns momentos; eles serão monitorados e vamos estar prontos para oferecer tudo o que precisarem na entrada da mina".

O médico acrescentou que no mais tardar na próxima terça-feira, dia 12, os mineiros terão as roupas que vão usar no resgate. "São roupas de mergulhador, que têm propriedades impermeáveis, são leves e somente serão utilizadas na tarefa de içamento; posteriormente eles serão examinados e em seguida terão contato com suas famílias",afirmou.

09/10/2010 12:22
Site terra
G1 mundo -09/10/2010 09h11

Nota Elo: Mazé Silva

Gente essa notícia do término da perfuração para chegar até à mina e salvar os mineiros chilenos, foi uma alegria para todos e uma emoção difícil de se dizer o quanto estamos felizes pelos nossos irmãos cativos que nunca perderam a fé de serem salvos.

Todo o mundo civilizado está louvando ao senhor por esta graça alcançada e se Deus quiser como está previsto a retirada dos meninos chilenos, na próxima terça- feira estaremos em festa por este resgate desses seres humanos sofridos e pelas famílias que estão na expectativa de ver e abraçar os seus entes queridos!

Louvado seja o Senhor e bendita seja a virgem Maria Santíssima que derramou as suas bênçãos maternas em prol dessa situação que não foi e nem será impossível pra Deus.

BOA SORTE PARA OS NOSSOS QUERIDOS IRMÃOS QUE ESTÃO PRESTES A SEREM RESGATADOS.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Amiga Mazé!

Muito feliz estou com estas notícias, uma vez que desejava desde o início que tudo estivesse favorável à este resgate, sem maiores transtornos.

Que coincidência! 33 mineiros; 33 dias de perfuração e, 33 é nos dizeres, a idade de Cristo.

Que Deus ilumine a todos eles.

Manuel disse...

olà querida Mazé! realemente esta historia é incrivel!mas e mais importante é que tudo se termine da melhor maneira, e creio que Deus vai mesmo ajudar para que assim seja.Beijinhos

Mazé Silva disse...

Olá meu queridíssimo amigo Bottary!

Desde o início desse drama, eu sempre observei o quanto estás empenhado nessa corrente positiva para que ocorra o mais breve póssível o salvamento dos nossos amigos chilenos.

Pelo que já conheço de ti, sei o imenso coração que tens e o amor pela humanidade de uma forma em geral.

Bottary, engraçado que você gosta muito de números, e de fazer comparações onde sempre tem fundamentação! Ehehehehe

Gostei da sua grande observação sobre os 33. 33 dias, 33 mineiros e 33 é a idade de Cristo quando morreu.

Então eu lembrei que quando eu estuva no Limoeiro no Patronato das freiras eu tinha um professor de Português, um padre, que quando fazia a chamada, como meu número era 33, ela só dizia assim: idade de Cristo? E eu: - Presente! Ehehehehe.

Nunca esqueci disso, pois sempre acho interessante esssa simbologia.

Amigo obrigada e um beijo grande pra você meu querido!

Beijos grande!

Mazé Silva

Mazé Silva disse...

Oi, meu querido Manuel!!!

Com certeza meu amigo Manuel! Com a graças de Deus teremos um final feliz.

Obrigada por compartilhar conosco essa corrente de oração e de pensamentos elevados ao Senhor!

Sei da sua sensibilidade e jamais ias deixar de vir aqui postar a sua mensagem.

Beijos e abraços!!!


Mazé Silva.

Anônimo disse...

Ola! Mazé,

E assim foi!

A cada mineiro que era resgatado, eu chorava junto com eles.

Não tenho vergonha de falar.

Fui até a casa dos meus pais para assistir ao maravilhoso resgate.

É que não tenho GloboNews, e lá, passou tudinho ao vivo.

Quão feliz fiquei! Que coisa maravilhosa!

Que a Paz esteja com todos eles!

Mazé Silva disse...

Meu querido amigo Bottary!

Que final feliz hem? Que felicidade!

Eu assim como você assiti todo resgate ao vivo e não dormi, fiquei acordada pra não perder nenhuma vibração que eu fazia ao ser resgatado cada um.

Não faz vergonha chorar meu amigo, homem deve chorar mesmo, pois tem sentimentos também.

Eu chorei muito, o tempo inteiro e lembrei-me muito de você, que falaste já ter passado por momentos difíceis embora não fosse ao extremo como foi o caso dos mineiros.

Eu ia escrever um relato sobre o resgate, mas achei que poderiam não dar importância, então não fiz.

Graças à Deus, que deu tudo certo!

Que Deus abençoe a todos e que os mineiros consigam livrar-se dos traumas sofridos.

Um grande beijo Bottary!

Nós somos uns chorões! Ehehehe. Isso quer dizer que somos muito sensíveis, humanos com todos.

Mazé Silva

Eneide disse...

Mazé, voce lembra de muita coisa. Essa do n° 33 da sua chamada!!!!
Achei interessante mesmo essa coincidência dos números. Eu também chorei muito neste resgate poisvinha espernado este dia numa expectativa grande. Muito emocionante! louvei a Deus pois Ele é misericordioso! Salvou a todos os 33.
Muita paz!

Mazé Silva disse...

Minha querida mana Ir.Eneide!

Eu sempre me preocupeio desde o primeiro momento do acontecido. Fiquei sofredno por eles pelas famílias que não sabiam se ia ter possibilidade de serem resgatados.

Acho que o mundo intwiro civilizado, sensibilizou-se com esta trajédia e o nosso amigo Bottari foi como nós chorou a cada instante que resgatava um mineiro,

Foi o Bottary que lembro de falar sobre a coincidência dos números: 33 mineiros; 33 dias de perfuração e, 33 é nos dizeres, a idade de Cristo.

E talvez a a presença de Jisus com sua idade veio contribuir para maior ser a fé e a esperança do resgate.

Quanto ao número da minha chamda era na 5ª Séria no Patronato de Limoeiro, que o meu professor de Português o Padre Jayr, na hora da chamada ele não proninciava o meu nome e sim: idade de cristo? E eu: - Presente! Ehehehehe.

Eneide lembro de tudo da minha vida, dificilmente esqueço algum fato. Só não queria lembrar os momentos ruins, mas não tem jeito entra tudo na memória e fica como um computador! Ehehehe

Obrigada e muitos beijos de sua man que te adora!!!!!!!

Mazé Silva

Adbox