DESTAQUES

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sobe para 108 número de mortos por tsunami na Indonésia


O que é um tsunami e qual a sua origem?
Grande onda ou sucessão de ondas marinhas que se desloca através do oceano até por milhares de quilômetros em alta velocidade (pode viajar a mais de 700km/h), com grande comprimento de onda (pode ter mais de 100km) de pequena amplitude (metro a poucos metros) e que torna-se catastrófica ao atingir as profundidades menores das linhas de costa onde eleva-se a grande altura (30 a 40 metros), invadindo violentamente as praias.

Um tsunami pode ter várias origens: tremores sísmicos ou terremoto no assoalho oceânico (maremoto), por diastrofismo e/ou vulcanismo principalmente; deslizamentos com grandes avalanches submarinas em áreas de talude, geralmente provocadas por abalos sísmicos; impacto meteorítico.

Devido a pequena amplitude, as ondas de tsunamis são mal percebidas por quem navega em águas profundas de oceano aberto.

Momentos antes de elevar-se e atingir catastroficamente a costa, a tsunami, devido ao grande comprimento de onda, provoca um rebaixamento do nível do mar que recua significativamente o que pode servir de aviso silencioso para a população procurar rapidamente fugir para área elevadas.

As ondas de marés e as ondas provocadas por tufões, mesmo podendo ser catastróficas, não são elencadas como tsunamis.

Tsunami atingiu a costa oeste da Indonésia

Subiu para 108 o número de mortos por conta do tsunami que atingiu várias ilhas no oeste da Indonésia. Ao menos 500 pessoas estão desaparecidas.

A catástrofe ocorreu após um terremoto de magnitude 7,5, na noite de segunda-feira. O epicentro do tremor foi situado a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul, nas ilhas Mentawai, que ficam próximas à ilha de Sumatra.

No vilarejo litorâneo de Betu Monga, a maioria das casas foi destruída, segundo um funcionário regional do Departamento de Pesca. "Das 200 pessoas que vivem no vilarejo, só 40 foram encontradas; 160 ainda estão desaparecidas, a maioria mulheres e crianças", disse à Reuters por telefone o funcionário Hardimansyah (que, como muitos indonésios, usa um só nome).

Tsunami

Ainda de acordo com a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes, 10 vilarejos situados em ilhas isoladas ao oeste de Sumatra foram varridos do mapa pelo tsunami. A informação foi anunciada pelo porta-voz da agência, Agolo Suparto.

As autoridades emitiram um alerta de tsunami após o tremor, depois que um grupo de turistas australianos informou que seu barco foi destruído por uma "parede de água" que atingiu a costa.

"Um tsunami significativo foi gerado pelo terremoto", afirma uma nota do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. De acordo com fontes do ministério indonésio da Saúde, na ilha de Pagai Sul foram registradas ondas de até três metros. As informações são das agências AFP e Reuters.
Clique no link e veja como acontece um tsunami


Redator: Fábio Mendes


Nenhum comentário:

Adbox