DESTAQUES

sábado, 8 de janeiro de 2011

China lançará com Rússia sonda para Marte

Sonda chinesa teve lançamento atrasado em dois anos



Sonda será lançada em outubro e analisará o que ocorreu com a água antes abundante no Planeta Vermelho


Pequim - A primeira sonda chinesa com destino a Marte será lançada em outubro, em colaboração com a Rússia, após um atraso de dois anos, noticiou este domingo a agência oficial Nova China.


A princípio, a sonda chinesa Yinghuo-1 devia ter sido lançada em outubro de 2009, juntamente com a sonda russa "Phobos Explorer", do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, mas o lançamento foi atrasado, acrescentou a agência.


Segundo um especialista da academia chinesa de tecnologias espaciais, citado pela Nova China, o lançamento foi marcado para outubro deste ano. O gigante asiático prevê, ainda, lançar sozinho uma sonda para Marte em 2013.


A sonda analisará o entorno espacial, situado ao redor de Marte e se interesserá no ocorrido com a água antes abundante no Planeta Vermelho.


A China se tornou, em 2003, o terceiro país a enviar um homem ao espaço, depois de Rússia e Estados Unidos. Peequim afirmou as ambições espaciais em setembro de 2008, quando três "taikonautas", como são chamados os astronautas chineses, fizeram uma caminhada espacial durante a missão Shenzhou VII.

02/01/2011

Nenhum comentário:

Adbox