DESTAQUES

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Menina canadense de 10 anos é a mais nova pessoa a descobrir uma supernova

 Kathryn Aurora Gray, a pequena astrônoma, descobre uma supernova

Uma menina de 10 anos no Canadá se tornou a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova - uma estrela de explosão que pode ofuscar momentaneamente uma galáxia inteira.

Kathryn Gray estava estudando imagens tiradas em um observatório amador que tinham sido enviados ao pai.

Ela viu a magnitude 17 supernova no domingo.

Supernovas - que são eventos raros - são explosões estelares que marcam as mortes violentas de estrelas várias vezes maior do que o dom

A supernova foi descoberta na galáxia UGC 3378, cerca de 240 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Camelopardalis.
"Estou muito animado. É uma sensação muito boa", Ms Gray disse ao jornal canadense Star.

Estimar a idade

Kathryn pai, Paul Gray, ele próprio um astrônomo amador, ajudou a fazer a descoberta de tomar as medidas para afastar os asteroides e verificar a lista atual de supernovas conhecidas.

A descoberta foi verificada pelo astrônomos independentes e oficialmente registrada, a Royal Astronomical Society of Canada (RASC) disse em um comunicado .

Kathryn Gray fala para Marcos CBC Kelley sobre sua descoberta
Procurando supernovas requer passando velhas imagens de campos de estrelas e compará-las com novas imagens.

"Kathryn apontou para a tela e disse: 'É um presente?' Eu disse sim, que parece muito bom, "Sr. Cinzento disse o jornal.

"É fantástico que alguém tão jovem seria apaixonado por astronomia. O que uma descoberta incrível. Estamos todos muito animado", disse Deborah Thompson, da RASC.

A supernova é chamada Supernova 2010lt .

A última supernova em nossa galáxia ocorreu centenas de anos atrás.

Supernovas são de interesse para os astrônomos porque eles fabricam a maior parte dos elementos químicos que entraram em fazer a Terra e outros planetas, diz o RASC.

supernovas distantes podem ser usados para estimar o tamanho ea idade do nosso universo.

04-01-2011
------------------------------------------------------------------------------------------
Matéria enviada pelo colaborador do Blog, o nosso amigo Bottary

Vídeo de uma Supernova

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Corujinha!

Supernova é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares, que produzem objetos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis, passadas algumas semanas ou meses.

Em apenas alguns dias o seu brilho pode intensificar-se em 1 bilhão de vezes a partir de seu estado original, tornando a estrela tão brilhante quanto uma galáxia, mas, com o passar do tempo, sua temperatura e brilho diminuem até chegarem a um grau inferior aos primeiros.

Uma supernova possui todos os elementos da tabela periódica, consequentemente pode causar a extinção dos seres da Terra, mas também pode gerar vida.

A explosão de uma supernova pode expulsar para o espaço até 90% da matéria de uma estrela. O núcleo remanescente tem massa superior a 1,5 Massas solares, a Pressão de Degenerescência dos elétrons não é mais suficiente para manter o núcleo estável; então os elétrons colapsam com o núcleo, chocando-se com os prótons, originando nêutrons: o resultado é uma estrela composta de nêutrons, com aproximadamente 15 km de diametro e extremamente densa, conhecida como estrela de nêutrons ou Pulsar. Mas, quando a massa desse núcleo ultrapassa 3 massas solares, nem mesmo a Pressão de Degenerescência dos neutrons consegue manter o núcleo; então a estrela continua a se colapsar, dando origem a uma singularidade no espaço-tempo, conhecida como Buraco Negro, cuja Velocidade de Escape é um pouco maior do que a velocidade da luz.

Nota: foi tirado da enciclopédia wikipédia

Professora, eu disse a vc que faria muitas perguntas acerca de sua matéria, pois vibro e sou ávido desses conhecimentos.
Estou sozinho na sala de aula, esperando sua resposta, a não ser que convide aos nossos amigos de blogs, portais e tudo mais, a adentrarem à esta aula de astronomia, para comigo ouvir o que tem a dizer sobre estas perguntas que farei e sobre esta nova descoberta, feita por uma garoa tão simpática e muito inteligente:

1-) Por que que com o passar do tempo, sua temperatura e brilho diminuem até o ponto falado?

2-) Por que acontece a Pressão de Degenerescência dos elétrons, a ponto de não ser mais o suficiente para manter o núcleo estável, e com isso colapsarem-no, provocando os choques com o prótons, formando assim uma nova estrela, chamada de Estrela de Neutrons ou Pulsar?

3-) Nunca entendi bem a formação desses Buracos Negros e qual o verdadeiro perigo ele nos traria?

4-) Sua formação é após a explosão da Supernova? O que significa esta tal singularidade no espaço-tempo?

5-) O que é esta velocidade de escape e o que isto pode nos causar num futuro?

6-) Corremos perigo com este complexo Universo?

Professora, gostaria de antes de tudo agradecer-lhe pela sua prestimosa atenção e não precisa ficar até 3 horas da madrugada para me responder a estas todas perguntas. Elas podem ser respondidas aos poucos, até porque, obrigaríamos aos outros sempre dar um voltinha aqui na sala de aula, para aprender um pouco, não é mesmo, sá?

Abraços astronômicos!

Mazé Silva disse...

Olá minha ave matutina! Ehehehehehe

Menino, pelo que estou vendo aqui, já pesquisastes bastante, pra não deixar tanto trabalho pra sua professora que anda desvanecida em escrever, e a culpa você sabe de quem é! São de dois meninos travessos e mal agradecidos. Ehehehehe

Deixa pra lá e vamos pensar em nossa aula, onde tenho apenas um assistente muito compulsivo, que em vez de pesquisar vem testar os conhecimentos da professora que apenas é Geógrafa e não Astrônoma! Eheheheheheh.

Como já está bem inteirado do que seja uma Supernova onde além da pesquisa o vídeo mostrou detalhes importantes da visão desse conhecimento.

A 1ª pergunta:

As estrelas elas são compostas de gases como hidrogênio em maior quantidade e o gás Hélio em pequena quantitade. Esses gazes devido a forças gravitacionais entram em reações nucleares no núcleo da estrela ou melhor converte-se o Hidrogênio em Hélio.
Então quando o combustível principal da estrela esgota, o Hidrogênio passa a não haver mais reações em seu núcleo que o tornava mais quente e brilhante, mas a estrela continua irradiando energia para a sua superfície.
Satisfeito?

A 2ª pergunta:

Para a estrela está em equilíbrio, é preciso que a pressão externa seja igual a externa. Se o gás Hidrogênio entrou em colápso, esgotou esse combustível, não será mais possível acontecer as reações nucleares que faz com que acabe a pressão interior do Sol.

A Estrela de Neutron é o estágio final de uma estrela e os pulsares ou pulsar é a mesma estrela de Neutron, só que em tamanho minúsculo, quando acaba a sua energia nuclear. Para várias estrelas acontecem grandes explosões tornando-se estrelas de neutrons ou pulsares.

As Estrelas se formam a partir de grandes nuvens e poeiras, conhecidas pelos Astrônomos como nebulosas. Forças gravitacionais, atuam nas nebulosas a uma enorme pressão, algumas reações químicas começam a acontecer, liberando energia sobre forma de luz - Eis uma nova Estrela a brilhar.

A 3ª pergunta:

Para quem não é físico fica difícil de entender o que é Um Buraco Negro.
O Buraco é uma coisa que não tem nada de buraco, mas tem tudo com a escuridão, com o negro.
Nessa região do Espaço existe uma fora gravitacional tão forte, que nem a luz com a grande velocidade que possui, consegue sair dessa região e isso se dá a grande concentração de massa e a enorme campo gravitacional.

Cada galáxia possui seu Buraco Negro bem no centro da galáxia.

O Perigo, é que ele seria capaz de engolir toda matéria existente na Galáxia, onde ele se localiza e esse efeito devastador, é quando ele libera energia em forma de radiação e ele impede a formação de uma nova galáxia e absorve o que há de gas e poeira cósmica, material que origina as estrelas.

As três últimas ficam como dever de casa para o aplicado aluno fazer um post sobre o devido conteúdo.

Obrigada pelas palavras tão amáveis, viu meu querido bottary.

Só um recadinho, se ficares só postando e comentando as matérias de seus amigos do Splish Splash, vou despedi-lo viu menino inteligente! Ehehehehehe

Eu preciso muito de você aqui, pois sou sozinha e muitas vezes não posso postar.

Um beijo grande se sua patroazinha!

Mazé Silva

Anônimo disse...

Ola! Corujinha!

Em primeiro lugar vc tá com ciuminhos, héin? eheheheh!!!!

Em segundo lugar eu não preciso testá-la acerca daquilo que sei que vc domina. Deixa de bobagens! Sua corujinha arretada!rsrsrs

Fiquei esclarecido sobre minhas perguntas, mas não gostei do dever de casa. Além do quê, vc paga muito pouco, eheheh. Não gostei mas vou fazê-lo. Pesquisarei sobre os Buracos Negros e suas implicações no Universo.

Aguardem!

Adbox