DESTAQUES

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Mundo celebra 50 anos da Conquista Espacial - 12 de abril



Por Mazé Silva
Blog Elo Geogáfico


O homem sempre teve um fascínio por tudo no que refere-se ao Cosmos, ao Universo, com o objetivo de descobrir e interagir com os mistérios interplanetários isto é ir além do infinito.


Essas descobertas e conquistas deram-se após sucessivos acontecimentos históricos, econômicos, políticos e sociais e que resultou num mundo dividido, onde os países procuravam sempre às conquistas em seus benefícios próprios.

Após a Segunda Grande Guerra Mundial, o espaço geográfico e humano passa a ser dividido em dois sistemas totalmente opostos, o Capitalista e o Socialista, onde os países aderiram a um dos lados, em virtude das diferenças entre os seus sistemas políticos, sociais e econômicos.

Então, o mundo passou a ser dominado por duas grandes potências que dominava o mundo com suas conquistas imperialistas, tanto economicamente, quanto em termos militares. Sendo os Estados Unidos do lado Capitalista e na oposição, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Enquanto o Capitalismo buscava expandir, conquistar novos territórios e com a acumulação do Capital, com os seus excedentes, surgiram empreendimentos comerciais, industrial e financeiro.

O Sistema Socialista pretendia ter uma sociedade sem classe e sem desigualdade e aí o Estado domina ou controla todos os bens de produção, sistema que não deu certo na maioria dos países, pois o Socialismo real é um sistema fajuto, que não atendia o interesse da população.

Chegamos agora ao ponto culminante, onde acontece a Guerra Fria que era uma disputa entre os Estados Unidos e a URSS, pela hegemonia mundial, foi uma época tensa do século XX, pela conquista armamentista nuclear e a corrida Espacial.

Apesar dos Estados Unidos ter dominado o mundo com sua ganância do capital, a URSS ou já Rússia, ganhou a corrida espacial onde consegue levar ao espaço, o cosmonauta russo, Yuri Gagarin, foi o primeiro homem a viajar pelo espaço a bordo da nave Vostok1, no dia 12 de abril de 1961.


Com a proeza de Gagarin, os soviéticos confirmaram seu pioneirismo no espaço: haviam lançado o primeiro satélite artificial, o Sputinik, em 1957.

Apesar do pouco tempo, os cientistas quiseram que ele levasse como da para saber se era capaz de a utilizar na imponderabilidade do espaço. Como ainda não se conheciam bem os efeitos da falta de gravidade sobre o ser humano, o vôo de Gagarin foi totalmente controlado a partir da Terra. Antes de subir a bordo fez um discurso salientando o «belo momento» de partir para o espaço.

Lembrando que Gagarin nasceu em 9 de março de 1934 e morreu em 27 de março de 1968, durante um vôo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach. Ele e o instrutor de vôo Vladimir Seryogin morreram na queda do MIG-15 que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado.

Um inquérito de 1986 sugere que a turbulência de um avião interceptador Sukhoi Su-11 pode ter feito o avião de Gagarin sair do controle.


MOSCOU — Pioneiros de dois vôos espaciais durante a Guerra Fria se reuniram nesta segunda-feira em Moscou para lembrar, 50 anos depois, a conquista do russo Yuri Gagarin, primeiro ser humano a realizar uma viagem espacial, marcando assim o maior êxito da União Soviética sobre os Estados Unidos.

As artes em geral – têm o poder de criar e incitar infinitas formas de enxergar o mundo. Dessa forma Yuri Gagarin foi um homem que superou as tendências de sua época. Precisamos também transpor o lugar-comum e abrir espaço para o novo.

COMEMORAÇÕES

A pedido da Rússia, a Assembléia Geral da ONU declarou em 12 de abril "Dia Internacional do Vôo do Homem ao Espaço", Dia do Cosmonauta na Rússia e em alguns países conhecido como Astronauta. Neste dia, haverá diversos eventos em Moscou, em alusão ao marco, incluindo uma salva de artilharia de 50 tiros de canhão no Kremlin.

EUA, que só iriam recuperar o orgulho pleno quanto às viagens fora do planeta quando fizeram o seu passeio lunar em Julho de 1969.

O Mundo não para, o homem continua a querer dominar à natureza e ultrpassar todas as barreiras e através de sua inteligência procura sempre inovar recriar e criar situações inusitadas e que deixam os povos perplexos diante tantos desafios.

"O Universo é o sonho de si mesmo" - Fernando Pessoa

Matéria redigida com base nos textos:

Nenhum comentário:

Adbox