DESTAQUES

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

15 de outubro - "Dia do Professor e do Educador"....!!!


"FELIZ  DIA  DO  PROFESSOR" - HOMENAGEM DO ELO GEOGRÁFICO

Mazé Silva
Elo Geográfico
maze_silvaa@hotmail.com

O “Elo Geográfico”, através desta postagem, vem fazer uma homenagem a uma das profissões primordiais existente no mundo e que merece destaque e reconhecimento por parte dos governantes, como também, por toda sociedade - ”O Dia do Professor”...!  Como estou incluída neste grupo de profissionais,
não poderia deixar de vir aqui prestigiar e homenagear todos os colegas de magistério, da nossa cidade, Estado e  todos aqueles que neste país contribui para a formação de indivíduos que irão enfrentar dentro da sociedade em que encontra-se inserido poder conseguir através das letrinhas do nosso alfabeto, desabrochar o princípio da sua escrita, da sua linguagem, o iniciar de um universo mais próximo  e que  os indivíduos possam no mínimo conseguirem serem alfabetizados e poder dentro de sua vivência, compreender um mundo que para ir e vir, necessita de entendimento do que está ao seu redor.

Essa é uma profissão, que quem a escolher e pretende seguir, é preciso ter realmente  muita vocação para seu desempenho, para não ter que em sua caminhada, decepcionar-se e desistir do que escolheu para servir com amor, dedicação, empenho, compromisso e competência, para que possa alcançar os seus objetivos propostos que é a transmissão de conhecimentos, e educar para vida, proporcionando ao educando diversos valores que os mesmos precisarão incorporar e utilizar em sua vivência, no meio em que está inserido.

Em tempos mais remotos, os pais, a sociedade, consideravam e admiravam quando nas famílias, existia alguém com a formação de um profissional voltada para o magistério. Isso quer dizer que com o passar dos tempos o professor, foi deixando de ser valorizado tanto quanto deveria ser. Falo isso pelo respeito que hoje os alunos e não têm por seus mestres as mesmas considerações, carinho, e nem mais os consideram como uma pessoa que depois de sua família estava em segundo plano. A Escola é sim a continuação dos seguimentos educacionais familiar, já que a família é o primeiro grupo social do qual ele faz parte.

O que observamos hoje é a inversão desses valores em que, os alunos não querem seguir as normas, as leis, o código de Ética da sua Escola, e que este poderia ser criado juntamente com eles próprios, assim até eles dariam mais valor as regras a serem seguidas e dentro delas está os direitos e deveres do escolar.  Mesmo havendo uma hierarquia, dentro da Escola, não conseguimos muitas vezes que seja respeitada, embora haja uma aproximação maior do corpo docente do discente e que ambos possam; dialogar, debater, e procurar soluções para diversas situações a serem resolvidas, contando com a participação de pais, alunos, a Escola, a comunidade engajada nos projetos que foram elaborados para beneficiar a todos que envolve e que estão sendo executados com eficácia ou não.

Que Deus abençoe e ilumine todos os “Professores e Educadores”, pois a luta é árdua, é um desafio a seguir e que vai contribuir para uma boa formação  de indivíduos autônomos, críticos, reflexivos, cooperativos, para isso precisamos que os pais e os alunos executem as propostas curriculares e sigam com boa vontade, sendo assíduos, pontuais, participativos, já que não somos meramente Professores, mas estamos formando cidadãos de forma integral em seu desenvolvimento já que mais a frente terão que enfrentar uma sociedade competidora, e que vence os melhores, embora saibamos que existe ainda os apadrinhamentos, mesmo você tendo alcançado um bom resultado em um concurso.

Hoje o Brasil na maioria das capitais, os Professores foram às ruas em protesto por melhores condições de trabalho, por salários dignos, para que haja mais segurança e empenho, compromisso do Governo com a Educação, repassando as verbas que são destinadas para criação de novas escolas, reforma das mais antigas, e que todo o País passe a ter uma Educação de qualidade, é preciso de maior investimento que façam Escolas Públicas em tempo integral, com cursos profissionalizantes, cursos de línguas, informática, artes, esportes, cultura de uma forma em geral, tirando dessa forma as crianças e os jovens das ruas, deixando de ficarem ociosos e não enveredem pelo lado da criminalidade, das drogas, da violência.

Conheço muitos colegas que abandonaram a profissão, por temer, por suas vidas, por ter que enfrentar uma clientela desajustada, sem vontade de querer permanecer em sala e o medo por não haver segurança, pois vemos alunos dizimando colegas, professores, diretores e isso é presenciado aqui no Brasil e no mundo inteiro, envolvendo jovens de classes sociais diferentes, e o mundo clama por Paz, Amor, Dignidade, segurança, uma sociedade igualitária, e dizendo não a violência, ao vandalismo. Sou a favor das manifestações sem que haja outros grupos que não são educadores e infiltram-se para conturbar os protestas, muitas vezes mascarados.

Sabemos que o Professor enfrenta os problemas da desvalorização da sua profissão, e têm que aumentar a sua carga horária para poder sobreviver, se reciclar, aperfeiçoar em busca do saber que é constante e cada dia incorporamos algo novo e que repassamos aos nossos estudantes, mesmo sabendo que é injusto o sistema político e econômico e consequentemente social que nos é imposto por um governo que as vezes acreditamos e depois sem jeito nos decepcionamos a cada ano que avizinha-se.

Não temos em nossa profissão só tristezas, é gratificante quando encontramos com alunos que vem nos agradecer pelas conquistas e que nos tem como referência no seu desenvolvimento como ser humano e mesmo profissionalmente, que é uma grande vitória na Educação.  Ensinamos e aprendemos com os alunos, nessa troca de experiência em busca do saber. Precisamos louvar as nossas lutas, nossos esforços em levar conhecimentos por todo esse país. O saber é um desafio, mas não impossíveis, quando temos alguém que nos ensine e que nos mostre o melhor caminho.

*Dizia Paulo Freire:  “Ninguém sabe tudo, todos sabemos algo e ignoramos algumas coisas. Sendo assim, aprendemos constantemente, todos os dias ou sempre”

*SER MESTRE É: “Amor que se contenta com abrir-lhes os olhos e o espírito para as maravilhas da ciência, as belezas do mundo e os mistérios da eternidade.” Trecho, de “Oração da Mestra”, do Poeta Filgueiras Lima.

2 comentários:

carlos cresio disse...

Boa tarde linda e amada Mazé,passou o Dia do Professor,dia 15 de 0utubro,mas todos os dias são deles.Beijos e linda materia.

Unknown disse...

Amei

Adbox