DESTAQUES

sábado, 14 de novembro de 2009

A Globalização

A característica mais notável da globalização é a presença de marcas mundiais

Um assunto que se escreve, desencadeia outro. Foi o caso da penúltima postagem sobre Epistemologia da ciência Geográfica, enfocando as teorias filosóficas que influenciaram na Geografia e cada uma era defendida, por um estudioso, alguns geógrafos, um filósofo, etc.

Dentre estes, mais atuais estava o brasileiro e um dos maiores geógrafos do Brasil, Milton Santos, destacando como defensor da renovação crítica da Geografia Humana, marcada no Brasil, pelo Encontro Nacional de Geógrafos no Ceará em 1978.

Milton, em um depoimento sobre Globalização e que eu publiquei aqui na postagem passada, deixou a sua insatisfação pelo modelo Econômico do Brasil e do mundo que é uma Globalização contradiditória aos direitos e bem estar dos cidadãos.


Fazendo um questionamento sobre a Globalização:

-O que é a globalização?
-Que efeitos comprovam o processo de globalização?
-O que você acha da globalização: é uma coisa ruim ou boa?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta.

"Parece absurdo pensar nisso, mas a temperatura de seu corpo, nesse exato momento, é preservada por uma roupa produzida graças ao trabalho de milhares de pessoas em várias partes do mundo.

Por qualquer ângulo que se olhe, percebemos que cada indivíduo vive hoje numa sociedade mundial. As pessoas se alimentam, se vestem, moram, são transportadas, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.

Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald's. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielber e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips.

Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse curto programa de algumas horas. Na verdade, não há atividades que escapem dos efeitos da globalização do capitalismo. Nem mesmo os esportes. Nem a seleção canarinho dispensa o patrocínio da Coca-Cola, símbolo estridente do processo de globalização do capital.

A influência política da globalização chega ao ponto de entidades de direitos humanos dos Estados Unidos tomarem conhecimento da chacina de meninos de rua, ocorrida em 1993 em frente à igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, antes mesmo do próprio governo brasileiro."


A globalização é portanto, um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.

A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o consequente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial.

As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal, entre outros.

Nenhum comentário:

Adbox