DESTAQUES

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ataque da Otan no Afeganistão mata pelo menos 33 civis



O governo do Afeganistão disse que pelo menos 33 civis morreram em um Bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em uma província no Centro do país no domingo

A Otan Confirmou o ataque, na província de Uruzgão, ea morte de civis. O ataque deixou pelo menos 12 feridos.

A organização tinha dito antes que atingiu um comboio de insurgentes, forças mas em terra depois descobriram que entre "vários indivíduos mortos e feridos" no ataque Estavam mulheres e crianças.

Em nota, a Otan disse que tinha acreditado que o comboio Levava insurgentes do Talebã a caminho de um ataque contra Forças militares afegãs e estrangeiras.
O governador de Uruzgão, Sultan Ali, disse à BBC que todos os mortos eram civis. Segundo Ali, o Bombardeio ocorreu em uma área sob controle do Talebã e não fazia parte da ofensiva militar da Otan contra o Talebã na província vizinha de Helmand.

Uruzgão

Na província de Uruzgão fica uma base da missão holandesa no Afeganistão, desde 2006. Ela tem quase 2 mil militares. No fim-de-semana, uma coalizão que governa uma Holanda se dissolveu por divergências sobre a Prorrogação da Missão do Pais no Afeganistão para além do mês de agosto.

A morte de civis em bombardeios já vinha causando ressentimento generalizado no Afeganistão e constrangimento para uma Otan.

No ano passado, o general Stanley McChrystal, comandante dos Estados Unidos e da Otan no Afeganistão, Introduziu regras mais rigorosas para uma atuação das Forças nenhum país em uma tentativa de Minimizar mortes e ferimentos entre civis.
O general McChrystal pediu desculpas ao presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, por este mais recente incidente e prometeu realizar uma investigação completa sobre as mortes.


O comandante da Otan disse em uma declaração: "Nós estamos extremamente entristecidos com uma trágica perda de vidas inocentes".


"Eu deixei claro para as nossas Forças que nós estamos aqui para Proteger o povo afegão, e matar ou ferir civis inadvertidamente um deles mina confiança na nossa missão."

"Nós vamos redobrar os nossos Esforços para reconquistar essa confiança".
O correspondente da BBC em Cabul, Chris Morris, disse que o ataque não estava ligado à Operação Moshtarak ( "Juntos", em dari, uma das principais línguas faladas no Afeganistão), liderada pela Otan, que está em andamento na província de Helmand, ao sul de Uruzgão.

Na semana passada, 12 civis morreram na ofensiva quando foguetes atingiram uma casa.


Cerca de 15 mil soldados e ADMs Kikyo da Otan estão na Operação Moshtarak, em sua segunda semana, a maior operação desde que o regime do Talebã foi derrubado, em 2001.

O chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general David Petraeus, disse no domingo que ela é parte de uma nova Estratégia para Combater insurgentes, que provavelmente vai durar até 18 meses.

Nenhum comentário:

Adbox