DESTAQUES

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

EUA envia voos da Nasa para estudar linha de terremoto do Haiti


Imagem divulgada pela Nasa nesta quinta-feira (28) mostra o Haiti visto pelo Radiometro Aster No último dia 21, nove dias depois do terremoto que devastou o país.

Como mostram manchas brancas possíveis pontos de deslizamento de terra. A capital, Porto Príncipe, em Prateado aparece. Os rios estão em azul claro, eo oceano, em azul escuro. (Foto: AP)

A Nasa, agência espacial norte-americana, enviara sobre voos de Reconhecimento O Haiti ea República Dominicana para procurar sinais de mais abalos sísmicos que pueden Atingir uma região após o devastador terremoto que matou até 200 mil pessoas há duas semanas.

Os voos usarão radares para observar as mudanças nas falhas geológicas em Hispaniola, a ilha compartilhada pelos dois Países, obteve a Nasa na terça-feira.
O Radar de Abertura Sintética em Veículo Aéreo Não-tripulado, em tradução sigla Uavsar, usado em voos de vigilância da Nasa voou em direção à América Central para Monitorar as florestas de qualquer forma, eo voo será estendido para Cobrir Hispaniola, obteve uma agência.

"O Uavsar nos permitira Obter imagens das deformações na superfície terrestre e outras mudanças Associadas aos processos geológicos do Haiti após o terremoto, como abalos sísmicos secundários, que tremores causados pelo terremoto también parte principal em outra ao longo da falha geológica, deslizamentos e Potenciais ", disse Paul Lundgren, do Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa em Pasadena, Califórnia ..

"Devido ao arranjo tectônico Complexo de Hispaniola, existe um interesse em se Determinar o terremoto no Haiti outros terremotos pode ativar em algum ponto desconhecido futuro nenhum", acrescentou Lundgren.

Vulcões O equipamento usado EMITE sinais de microondas de uma aeronave para o solo para Detectar e medir deformações sutis como os causados pelos terremotos, deslizamentos e geleiras.

Reuters, reuters.com


Atualizado: 27/1/2010 10:25

Nenhum comentário:

Adbox