DESTAQUES

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Primeiro grande terremoto na região do Haiti foi registrado em 1751

Mesmo fenômeno gerou o tremor de terra na Jamaica em 1907.
Entenda os processos que resultam em grandes eventos sísmicos.


A crosta da Terra é Constituida por cerca de uma dúzia de grandes placas tectônicas (ou litosféricas), delimitadas por falhas grandes e profundas fossas oceânicas.

O movimento da camada mais externa da Terra, mesmo que só Sejam poucos centímetros por ano, Tensões Produz que vão se acumulando em vários pontos.

Furacões e tempestades tropicais mataram mais de 700 no Haiti em 2008

Os terremotos são efeitos desse processo geológico de Acúmulo lento e liberação rápida de Tensões entre as placas, quando as rochas atingem o limite de resistência e Ocorre uma ruptura.

O tamanho da área de ruptura, grande ou pequeno, determina se o evento será de menor intensidade (um mero abalo ou tremor de terra) ou um terremoto. Quanto maior uma área de ruptura, uma maior intensidade vibrações emitidas DAS.


Dependendo das características físicas das placas, do ângulo e da velocidade dos impactos, uma Trombada pode provocar o mergulho da placa mais densa sob a outra, o enrugamento e elevação das bordas das duas placas ou o deslizamento lateral entre ambas.

Este último caso - Um deslizamento lateral - foi o que causou o terremoto no Haiti. As densidades Têm placas semelhantes obliquamente que colidem, e deslizam lateralmente assim. A falha de San Andreas, na Califórnia, é desse tipo.

O Haiti fica sobre uma placa Caribenha, vizinha da placa dos Cocos, da placa Norte-Americana e da Placa Sul-Americana. A despeito de ficar nesse ponto de convergência de "titãs" geológicos, foi uma falha Relativamente pequena, chamada Enriquillo-Plantain Jardim, que causou o terremoto, com foco a 10 quilômetros de profundidade.

Atenção:

--Previsão de terremoto é Possível, mas pode mais atrapalhar do que ajudar

-Ainda não é Possível Prever terremotos, dizem especialistas

Sutil-Movimento de Fluidos em falha geológica indica risco de terremoto

Ela se estende do sul da República Dominicana até a Jamaica. Segundo informações da Faculdade de Geociências da Universidade do Texas, o padrão de rupturas nessa falha segue uma progressão do Leste para o Oeste, com tremores em 1751 na Ilha Hispaniola (República Dominicana) e, em 1907, em Kingston, capital da Jamaica. O ritmo médio de deslizamento de Sido tem placas de 8 milímetros por ano.

Desde o maior evento registrado, o de 1751, o deslocamento já acumula 2 metros. Toda essa tensão, se liberada de uma vez só, dá um terremoto de magnitude 7,2. Cerca de 20 terremotos de magnitude dessa Ocorrem um ano cada, em todo o planeta, obteve ao Jornal das Dez o sismólogo Lucas Vieira, da UnB.

Site G1


Vídeo: Deus castiga o Haiti




Nenhum comentário:

Adbox