DESTAQUES

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Posts de ‘meio ambiente’


Contaminação por cigarro apagado mais atinge as crianças

Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que mesmo após apagado, o cigarro continua sendo prejudicial à saúde.

O chamado "fumo de terceiro grau" mais atinge as crianças, pois as toxinas deixadas pela fumaça aderem em superfícies como pisos, paredes, carpetes e móveis, podendo persistir por semanas ou meses.

Pesquisa anterior que apontou como crianças pequenas são mais suscetíveis a esse tipo de exposição porque engatinham e brincam em lugares contaminados e levam as mãos à boca.

Além disso, as partículas ficam nos cabelos e roupas, aumentando o risco especialmente para os bebes.

Os pesquisadores Apontam uma Necessidade de Desenvolver políticas públicas para Combater os malefícios desse tipo de contaminação.


Fonte: Folha de São Paulo

18/02/2010




Aquecimento global afetar DEVE 175 milhões de crianças por ano

No relatório Sentindo a sobrevivência da criança de calor em um clima em mudança (Sentindo o calor uma sobrevivência das crianças nas Mudanças Climáticas), lançado em Barcelona, uma organização não governamental Save the Children alerta que, na próxima década, 175 milhões de meninos e meninas Serão afetados , a cada ano, por desastres naturais, como Inundações, ciclones e secas.

As estatísticas não são informe Baseadas em dados oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), além de pesquisas do Banco Mundial e de universidades ao redor do planeta.

Combinados com um incremento da desnutrição, e os de enfermidades como uma diarreia e doenças tropicais como fenômenos naturais Deverão aumentar as Taxas de Mortalidade Infantil.

Todos os anos, aproximadamente 9 milhões de crianças morrem antes de completar cinco anos. 98% desses óbitos em Ocorrem Países pobres e em desenvolvimento, que concentram as mais altas Taxas de Mortalidade Infantil.

A estimativa é que os casos de diarréia, que matam 1 milhão de crianças por ano, Aumentem 10% em 2020. Já as mortes por desnutrição passam de 3,2 milhões para 25 milhões, em 2050.

As crianças das comunidades mais pobres serão as mais afetadas que medida, a que mudanças climáticas reduzem o acesso à água e ao solo cultivável.

O vice-presidente da Save the Children nos Estados Unidos, Rudy von Bernuth, defende um financiamento específico para a infância por parte das nações desenvolvidas para mitigar os danos causados um Milhares de meninas e meninos. Para ele, dar suporte a essas crianças não é um ato de caridade. Aqueles que causaram uma mudança climática Têm uma responsabilidade de assistir Aqueles que estão sofrendo por isso.


Fonte: Correio Brasiliense (DF)



Mostra Nacional de Vídeos ambientais

Numa parceria entre o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o Circuito Tela Verde e uma Mostra Nacional de Produções Audiovisuais sobre experiências de projetos de Educação Ambiental.

A iniciativa tem o objetivo de CONTRIBUIR com o processo de construção de valores culturais comprometidos com uma conscientização ambiental.

Em Fortaleza o Tela Verde é promovido pelo GIA - Grupo de Interesse Ambiental - Com o apoio da Prefeitura, Através das Artes da Vila.

A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone 3252-1444.


O Povo Online


Nenhum comentário:

Adbox