DESTAQUES

domingo, 21 de fevereiro de 2010

9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará inicia programa de visitação escolar gratuita

A 9ª Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, que será realizada de 9 a 18 de abril, no Centro de Convenções de Fortaleza, abre espaço para visitação escolar gratuita destinada aos alunos (com idade mínima de seis anos) do ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas do Estado do Ceará.

No programa Visitação Escolar à Bienal Internacional do Livro, o agendamento poderá ser feito do dia 8 de fevereiro ao dia 8 de março, ou ao término das vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), no endereço www.secult.ce.gov.br.

Cada escola poderá inscrever no mínimo cinqüenta alunos e no máximo 240 alunos no programa, e se responsabilizará pelo transporte dos alunos.

Ao completar 240 inscrições, os alunos serão distribuídos em duas turmas com até 120 alunos (aproximadamente dois ônibus), agendadas em dois dias de visitação ou em dois horários no mesmo dia, desde que não sejam horários subseqüentes.

Após o preenchimento e cadastro da escola, a coordenação do evento enviará um e-mail liberando o acesso ao agendamento.

A 9ª Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará traz como tema principal “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura.

A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento.

A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura mundial e nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite.

Programa Visitação Escolar à Bienal Internacional do Livro Inscrições:

9ª Bienal do Livro abre inscrições para o concurso de redação

9ª Bienal do Livro abre inscrições para o concurso de redação
Postado em 16 de fevereiro de 2010 por Valeska Andrade

Os alunos do ensino Fundamental II e Médio das escolas públicas privadas do Ceará já podem inscrever suas redações para participar do concurso “A Bienal nas Escolas”.

Parte da programação da 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que ocorre de 9 a 18 de abril em Fortaleza, o concurso tem por objetivo fomentar a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes.

Esse ano, o tema escolhido para as redações foi “Ser culto é a única forma de ser livre”, frase do poeta libertário cubano José Martí.

O concurso de redação é uma ação da Coordenação de Políticas do Livro e de Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

Além de premiar oito alunos – quatro da escola pública e quatro da particular – em duas categorias – escola particular e escola pública, dividas em duas subcategorias Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio (1º a 3º ano) – a Secult publicará e lançará durante a Bienal um livreto contendo as vinte melhores redações participantes.

As escolas de origem dos premiados receberão um acervo de livros a ser integrado às suas bibliotecas, favorecendo, assim, toda a comunidade escolar (gestores, coordenadores, professores, funcionários, pais e alunos).

O Regulamento do Concurso, os formulários específicos, a folha padrão de Redação e o Guia de Visitação Escolar estão disponíveis no sítio da SECULT
(www.secult.ce.gov.br).
As redações podem ser entregues nas próprias escolas dos participantes entre os dias 18 de janeiro e 19 de fevereiro de 2010.

O resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado, no site da SECULT e a solenidade de premiação acontecerá durante a abertura da 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, no dia 9 de abril, ás 19h.

-Inscrições: de 18 de janeiro a 19 de fevereiro

-Participantes: alunos do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio (1º a 3º ano)

-Informações: 3101.6785

O Povo Online

Postado em 16 de fevereiro de 2010

por Valeska Andrade

Nenhum comentário:

Adbox