DESTAQUES

segunda-feira, 8 de março de 2010

A Agência Espacial Europeia (ESA)

O que é ESA?

A Agência Espacial Europeia (ESA) é a passagem da Europa ao espaço. Sua missão é planear o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e assegurar que o investimento no espaço continua a trazer benefícios para os cidadãos da Europa e do mundo.

ESA é uma organização internacional com 18 Estados-Membros. Pela coordenação dos recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, pode levar a cabo programas e atividades muito além do alcance de qualquer país europeu.


O que faz a ESA?

O trabalho da ESA está a elaborar o programa espacial europeu e levá-lo completamente. Os programas da AEE são projetados para saber mais sobre a Terra, seu meio ambiente espacial mais próximo, nosso Sistema Solar e do Universo, bem como a desenvolver por satélite tecnologias e serviços, e promover as indústrias europeias. ESA trabalha também em estreita colaboração com as organizações espaciais fora da Europa.

Quem pertence à ESA?

Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. Canadá participa em vários projectos ao abrigo de um acordo de cooperação.
Hungria, Romênia, Polônia, Estônia e Eslovênia estão «European cooperação dos Estados. Outros países assinaram acordos de cooperação com a ESA.
Paris, França - MERIS, 14 de julho de 2003.

Onde se localiza a ESA?

Sede da ESA, em Paris, que é onde as políticas e programas são decididos. ESA também tem sites em vários países europeus, cada um com responsabilidades diferentes:
- EAC, o Centro Europeu de Astronautas em Colónia, Alemanha;

- ESAC, a European Space Astronomy Centre, em Villanueva de la Cañada, Madrid, Espanha;
- ESOC, o Centro Europeu de Operações Espaciais, em Darmstadt, Alemanha;
- ESRIN, o Centro de Observação da Terra da ESA, em Frascati, perto de Roma, Itália;
- ESTEC, a European Space Research and Technology Center, Noordwijk, na Holanda.

ESA também tem gabinetes de ligação na Bélgica, E.U.A. e da Rússia, uma base de lançamento na Guiana Francesa e terra / estações de rastreio em várias partes do mundo.

Quantas pessoas trabalham para a ESA?

Existem cerca de 2000 funcionários que trabalham para a ESA, de todos os Estados-Membros e incluem cientistas, engenheiros, especialistas em tecnologia da informação e pessoal administrativo.

ESA-mostra-uma-gigantesca-erupção-de-uma-rara-estrela Morta, uma Magnetar em ação.

Onde é que os fundos da ESA vem?

Atividades obrigatórias da ESA (programas de ciência espacial e do orçamento geral) são financiados por uma contribuição financeira de todos os Estados-membros da Agência, calculada de acordo com produto interno bruto de cada país nacionais. Além disso, a ESA realiza uma série de programas opcionais. Cada Estado-membro decide em que programa opcional deseja participar e a quantidade que desejam contribuir.


Qual é o orçamento da ESA?

Orçamento da ESA para 2010 é de € 3745 milhões. ESA opera na base do retorno geográfico, ou seja, investe em cada Estado-Membro, através de contratos industriais para os programas espaciais, uma quantia mais ou menos equivalente à contribuição de cada país.

Quanto gasta cada europeu com a ESA?

Europeu de Investimento per capita no espaço é muito pequeno. Em média, cada cidadão de um Estado membro da ESA-pagador, em impostos para as despesas de espaço, sobre o mesmo que o preço de um bilhete de cinema (em E.U.A., o investimento em atividades espaciais civis é quase quatro vezes mais).

Como funciona a ESA?

O Conselho é o órgão dirigente da ESA, e fornece as orientações políticas de base na qual a ESA desenvolve o programa espacial europeu. Cada Estado-Membro está representado no Conselho e tem direito a um voto, independentemente da sua dimensão ou contribuição financeira.

ESA é dirigido por um diretor-geral é eleito pelo Conselho a cada quatro anos. Cada sector de investigação tem a sua própria Direção e reporta diretamente ao Diretor-Geral. O atual Diretor Geral da ESA é Jean-Jacques Dordain.

Para mais informação:

Departamento de Comunicação
Agência Espacial Europeia
8-10 rue Mario Nikis
75738 Paris
Cedex 15
França
Tel: + 33 1 5369 7155
Fax: + 33 1 5369 7690

Nenhum comentário:

Adbox