DESTAQUES

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia de São José chuvas em poucos municípios no Ceará

Apelo ao santo querido, sinhô São José
Zé Bonito vai à missa hoje. Não só ele como os demais agricultores de São José da Macaoca, em Madalena, rezarão por São José. A esperança é a intercessão do padroeiro do Ceará para minimizar a escassez de chuva


Apela pra Março
Que é o mês preferido
Do santo querido
Sinhô São José



(A Triste Partida Patativa do Assaré)

Os versos de Patativa do Assaré simbolizam a fé que move o Interior do Estado neste dia de São José. Como a de José Guilherme Ferreira da Cruz, 52, o seu Zé Bonito, que mora em São José da Macaoca, distrito de Madalena, no Sertão cearense.

``Tenho fé em Deus e esperanças em São José de que vai chover. Vou pra procissão e depois assistir à missa em homenagem ao nosso padroeiro e sei que ele não vai decepcionar nós, agricultores, que estamos precisando de chuva``.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado deve registrar chuvas isoladas, ou seja, em apenas alguns municípios, do Litoral Norte, do Pecém e de Fortaleza e na região do Cariri hoje, Dia de São José. No Sertão Central, Sertão dos Inhamuns e Jaguaribe o dia deve ser de céu aberto e sem chuvas.

Outra notícia desanimadora para os pequenos agricultores foi divulgada ontem pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). Segundo o órgão, a probabilidade de serem registradas chuvas abaixo da média no Ceará é de 50% para os meses de abril, maio e junho. No mesmo período, a probabilidade de chuvas na média histórica é de 30% e acima da média 20%.

Em relação ao tempo de hoje, a meteorologista da Funceme, Zilurdes Lopes, explica que as chuvas devem se concentrar na madrugada e pela manhã no litoral de Fortaleza e no período da tarde no Litoral Norte. ``No Cariri, de quarta para hoje (ontem) as condições do tempo mudaram``, acrescenta Zilurdes. Na região, até as 7h de ontem, as maiores chuvas foram em Caririaçu (80 mm), Crato (63 mm) e Granjeiro (58 mm).

O aquecimento das águas do Pacífico (fenômeno conhecido como ``El Niño``) e a temperatura abaixo do normal no Oceano Atlântico Sul continuam sendo as causas para a falta de chuvas no Ceará.

``Para uma boa estação chuvosa, as águas do Atlântico deveriam ter esquentado mais cedo. Como isso não ocorreu, está desfavorável a atuação da Zona de Convergência Intertropical``, detalha Caio Coelho, chefe do grupo de previsão climática do CPTec. A zona de convergência é o principal sistema de formação de nuvens de chuvas no norte do Nordeste.

De acordo com Coelho, caso a zona de convergência atue, será apenas no extremo norte do Nordeste, que cobre os litorais do Ceará, Piauí e Maranhão. ``Pelas condições de hoje, ela não chega no semiárido da região``, ressalta.

Zé Bonito vai à missa hoje. Não só ele como os demais agricultores de São José da Macaoca, em Madalena, rezarão por São José. A esperança é a intercessão do padroeiro do Ceará para minimizar a escassez de chuva.




Zé Bonito vai à missa hoje. Não só ele como os demais agricultores de São José da Macaoca, em Madalena, rezarão por São José. A esperança é a intercessão do padroeiro do Ceará para minimizar a escassez de chuva.

SAIBA MAIS

Amanhã, dia 20, às 14h32min, ocorre o fenômeno do equinócio de março,
período em que os raios solares incidem igualmente nos hemisférios norte e sul do planeta, atraindo ventos úmidos para a linha do Equador, o que pode gerar chuvas.
Nesse dia, o nascer do Sol ocorre às 6h em ponto, exatamente a Leste; e o
por do sol ocorre exatamente às 18h, precisamente a Oeste.

Com o Sol perfeitamente alinhado com os pontos cardeais e dia e noite com
a mesma duração, o equinócio era considerado um dia -mágico- para povos antigos.

Previsão

A meteorologista Zilurdes Lopes alerta que considerar o Dia de São José como referência para a quadra chuvosa é relativo. “Houve anos em que se registraram boas chuvas no Dia de São José, mas a quadra chuvosa não foi muito boa. 
o contrário também ocorreu”.Em 2005, lembra Zilurdes, choveu bastante no dia do padroeiro, mas a estação não foi muito chuvosa.

Maio e Junho

A previsão de chuvas para os meses de abril, maio e junho foi discutida ontem na sede do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), do Inpe, em Cachoeira Paulista, SP.

Interior

A previsão de poucas chuvas no interior do Estado foi adiantada na última quarta-feira pelo O POVO a partir dos dados da Climatempo. Em fevereiro deste ano choveu, em média, apenas 26,5 milímetros no Ceará. Foi o fevereiro mais seco desde 1912.

Na área da astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.

2 comentários:

Célia Maria disse...

PARABÉNS! BÊNÇÃOS CELESTIAIS

Mazé Silva disse...

Olá Célia!

Obrigada pela sua presença aqui no blog e também pela sua energia positiva que aqui deixasates!

Beijos e volte sempre!

Mazé Silva

Adbox