DESTAQUES

domingo, 7 de março de 2010

A ESA selecciona três missões científicas para estudos futuros


O programa Visão Cósmica da ESA Continuará

Energia Negra, planetas habitáveis que Giram à volta de outras estrelas e a natureza misteriosa do nosso Sol foram escolhidos pela ESA Como os candidatos para duas missões de classe média, A SEREM lançadas depois de 2017.

Na Quinta-feira, 18 de Fevereiro, o Comité para o Programa Científico da ESA (SPC) APROVOU três missões que passaram a chamada fase de definição. Este é o passo anterior à decisão final, que definirá Quais as Missões uma Serem implementadas. As três propostas pré-selecionadas São Euclides, Trânsitos Planetários e oscilações das estrelas (Platão) e o Solar Orbiter.

O Euclides mapeará uma distribuição de galáxias.
O Euclides Tentara responder a questões chave para a física fundamental e a cosmologia, nomeadamente a natureza da misteriosa energia e matéria negra.

Os astrônomos estão agora convencidos de que estas dominam tóxicas. Ao Euclides Caberá mapear uma distribuição das galáxias de forma a revelar uma arquitetura «negra» do Universo.
A missão PLATO Irá debruçar-se sobre uma antiga questão da ciência, nomeadamente um Existência de planetas à volta de outras estrelas. Isto inclui Planetas Terrestres numa Zona Habitável, os chamados análogos da Terra. Além disso, o PLATO também estudará o interior das estrelas, Detectando as ondas gasosas que saem das suas superfícies.



Esta imagem profunda tomada com a NASA / ESA Telescópio Espacial Hubble mostra a galáxia espiral NGC 4921, juntamente com um espetacular pano de fundo de galáxias mais distantes. Ele foi criado a partir de um total de 80 fotos em separado tiradas com amarelo e filtros próximo do infravermelho.

Créditos: NASA, ESA e K. Cook (Laboratório Nacional Lawrence Livermore, E.U.A.)

A considerer Decidiu SPC sem seu próximo encontro em Junho se Deverá selecionar uma contribuição Europeia Para a missão Spica.

"Estas missões perpetuam o compromisso europeu na ciência espacial"

O SPICA Será um telescópio especial de infra-vermelhos conduzido pela Agência Espacial Japonesa, JAXA. Poderá fornecer os dados que faltam na gama do infra-vermelho, numa região do espectro entre uma observada pela Telescópio Webb da ESA-NASA ea observada pelo telescópio terrestre ALMA.

O SPICA estará focado Nas condições para uma formação de planetas e de novas galáxias distantes.
«Estas missões perpetuam o compromisso europeu na ciência» espacial, diz David Southwood, Diretor de Ciência e Robótica Exploração da ESA. «Demonstram que o programa da Visão Cósmica da ESA Claramente está focado nas mais importantes questões da ciência espacial.


Dos métodos para a detecção de exoplanetas é olhar para a queda do brilho que eles causam quando passam diante de sua estrela-mãe. Tal alinhamento celeste é conhecido como um trânsito planetário.

Da Terra, tanto Mercúrio e Vênus, ocasionalmente, passar na frente do sol. Quando o fazem, eles parecem pequenos pontos negros que atravessem a superfície brilhante.
Esses trânsitos bloco uma pequena fração da luz que o Corot possa detectar.

O Solar Orbiter chegará O mais próximo do Sol que é Possível nesta altura, ficando apenas um 62 raios solares. Fornecerá imagens e dados das Regiões polares do Sol e do lado mais solar distante, invisível da Terra.
.

Estas três missões são como finalistas das 52 propostas avançadas em 2007. Em 2008 apenas restavam seis propostas, que foram enviadas para avaliação industrial. Com estes resultados, nova seleção. «Foi um processo muito difícil. Todas as missões continham temas científicos muito importantes, "diz Lennart Nordh, do Comitê Espacial e Russo presidente da SPC.

O Solar Orbiter Irá espreitar o Sol de perto.
E as Decisões difíceis ainda não terminaram. Missões Apenas duas, das três Serão selecionadas para os lançamentos de classe-M. As missões apresentam três desafios que terão de ser resolvidos na fase de definição.

Um desafio específico para, presente um SPC, é a Possibilidade de missões estas encaixarem não disponível orçamento. A decisão final acerca Quais de missões como um Implementar será tomada em meados de 2011.

Esta imagem do Sol foi tomada pelo SOHO EIT (Extreme Ultraviolet Imaging Telescope) instrumento, em 23 de maio de 2006. IET pode capturar imagens da atmosfera solar em vários comprimentos de onda, e por isso é capaz de mostrar material solar em diferentes temperaturas.


Nas imagens captadas em 304 Angstroms o material brilhante está em 60 000 a 80 000 º C. Nestas tomadas a 171, menos um milhão de graus; 195 imagens Angstrom correspondem a cerca de 1,5 milhões de º C; 284 Angstrom, de 2 milhões de graus. Quanto mais quente a temperatura, mais você olhar na atmosfera solar.

Outras Fontes: site da NASA

Nenhum comentário:

Adbox