DESTAQUES

domingo, 7 de março de 2010

- Museu de Astronomia do Distrito Federal Brasília comemora 25 anos


Com recursos da FINEP, Museu de Astronomia ganha infraestrutura de primeiro mundo

04 / 03 /2010 - Museu de Astronomia comemora 25 anos

DISTRITO FEDERAL, Brasília - Neste sábado (6), os visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) participam de uma programação especial em função da comemoração dos 25 anos do Museu – celebrado no dia 8 deste mês. Por isso, ele abrirá às 10:00 horas, com diversas atividades e entrada gratuita.

Um dos destaques é a oficina Brincando com a Ciência, que ocorre o dia todo no campus do Museu. Objetos domésticos como garrafas PET, isopor, latas e demais acessórios baratos e fáceis de encontrar se apresentam em forma de foguetes, pêndulos dançarinos, máquina de cinema e vibrassom. O objetivo é despertar nos participantes o interesse por ciência por meio de brinquedos que explicam fenômenos físicos e químicos.

Às 10h30 e 11h30, os visitantes assistem à simulação de uma noite estrelada e ainda aprendem sobre o céu, os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar, a mitologia grega associada às constelações, entre outros temas, nas sessões do Planetário Inflável.

A atividade ocorre em uma cúpula inflável com 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro. Neste mesmo horário, é possível conhecer o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos em uma Visita Orientada por mediadores.

Mais tarde, às 16h, os visitantes conhecerão os segredos do Sistema Solar no Ciclo de Palestras de Astronomia, cujo tema é Desvendando o Sistema Solar. A professora de física Bianca Margato fará uma análise de cada um dos planetas vizinhos à Terra, mostrando por que o nosso planeta é o mais apropriado à vida humana.

Às 17h30, começa o Programa de Observação do Céu, em que o público pode visualizar galáxias, estrelas e planetas através de telescópios e lunetas, depois de assistir a um vídeo com temas astronômicos e uma explicação sobre o Céu do Mês.

No domingo (7), a comemoração continua. Os visitantes aprenderão sobre química, física e biologia, além de desvendar os mistérios da culinária na oficina Cozinhando com a Química. Preparar um bolo de chocolate pode ser muito mais fácil com a ajuda da ciência, e é isso que os participantes farão, com a receita de um Bolo na Caneca.

Todas as atividades do Mast são gratuitas. No entanto, para participar da Visita Orientada, do Planetário Inflável, do Ciclo de Palestras de Astronomia ou do Cozinhando com a Química, é preciso chegar com 30 minutos de antecedência para retirar senha. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.

Programação
Sábado - 03/03/2010

- 10h30 e 11h30 – Visita Orientada
- 10h30 e 11h30 – Planetário Inflável
- 16h – Ciclo de Palestras de Astronomia – Desvendando o Sistema Solar
- 15h e 17h - Visita Orientada
- 17h30 às 20h – Programa de Observação do Céu
- 17h30 - Exibição de vídeo
- 18h - Palestra O Céu do Mês
- 18h30 às 20h - Observação do céu nos telescópios

07/03/2010 - domingo

Às 16horas – Cozinhando com a Química – Bolo na Caneca

Informações - Portal do MInistério da Ciência e Tecnologia


Fonte - JB

Nenhum comentário:

Adbox