DESTAQUES

sábado, 3 de abril de 2010

Nasa encontra asteroides 'invisíveis' próximos à Terra



Telescópio infravermelho da agência espacial encontrou corpos escuros, que não refletem muita luz (por isso invisíveis aos telescópios comuns) orbitando perto do nosso planeta.

Imagem de telescópio infravermelho mostra rastro de asteroide oculto aos equipamentos comuns. Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA

Uma missão da Nasa encontrou 16 asteroides "escuros" em órbitas próximas ao nosso planeta. Normalmente, a escuridão desses asteróides faz com que eles não sejam percebidos em missões que visam localizar objetos potencialmente ameaçadores à Terra.

Por isso, o telescópio infravermelho Wise (Wide-Field Infrared Survey Explorer), lançado em 14 de dezembro começou a mapear o espaço em meados de janeiro para encontrar esse tipo de corpo celeste.

Os asteroides escuros absorvem a maior parte da luz solar que recebem e aquecem, por isso tornam-se visíveis sob a radiação infravarmelha emitida pelo telescópio.

A maioria deles reflete menos de um décimo da luz solar que incide neles e, por isso, não são visíveis pelos métodos comuns. Um deles é tão escuro que reflete apenas 5% da luz.

por Revista Galileu

Notícias/infravermelho


Nenhum comentário:

Adbox